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Golpe 0800 do Nubank

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Atrás apenas do Bradesco e da Caixa Econômica Federal, o Nubank é o terceiro maior banco do Brasil. Essa popularidade acaba chamando a atenção dos criminosos, que se passam pelo banco para enganar os clientes com o golpe 0800.

Entenda como funciona o golpe 0800, confira dicas de como se proteger e quais medidas tomar caso você tenha sido uma vítima.

O que é o golpe 0800 do Nubank?

Imagine a seguinte situação: você está em casa, seu celular toca e você atende. Do outro lado da linha, uma pessoa se apresenta como funcionária do Nubank e informa que identificou uma compra suspeita em sua conta.

Ela te orienta a confirmar seus dados e, em alguns casos, ainda pede um Pix de confirmação para desbloquear a sua conta. E é assim que você pode cair no golpe da falsa central de atendimento.

No golpe 0800 do Nubank, criminosos se passam por funcionários do banco e enviam mensagens ou fazem ligações para as vítimas com o objetivo de roubar seus dados ou até solicitar pagamentos.

Geralmente, essas mensagens contam com senso de urgência e um teor bastante alarmista para que a vítima reaja por impulso.

Alguns dos exemplos mais comuns estão "acesso autorizado à sua conta, caso não reconheça, entre em contato", ou então alertas sobre supostas movimentações na sua conta bancária.

Como cliente, você se assusta imediatamente ao receber uma notificação de uma compra suspeita em sua conta. Esse é exatamente o objetivo dos golpistas: gerar um sentimento de urgência para que você não perceba que, na verdade, está sendo vítima de um golpe.

Como funciona o golpe na prática?

O golpe 0800 do Nubanl pode ser aplicado via telefone, E-mail ou SMS. Em alguns casos, você pode ser induzido a efetuar um Pix ou pagar um boleto para a "regularização da conta". Veja como funciona na prática:

  1. Golpista envia SMS, WhatsApp ou e-mail fingindo ser do Nubank, alertando sobre uma compra ou movimentação suspeita;
  2. A mensagem exige contato imediato, geralmente com um número da falsa central de atendimento;
  3. Ao ligar, a vítima é atendida por um criminoso se passando por funcionário do banco;
  4. Então, o golpista pede CPF, dados do cartão, senhas e códigos de segurança para "confirmar identidade";
  5. Em alguns casos, o criminoso solicita pagamento via Pix ou boleto falso para "resolver o problema". Ao transferir o dinheiro, o golpista some deixando a vítima com o prejuízo.

Caso de uma das vítimas

Em entrevista para o jornal Metrópolis, uma mulher, de 46 anos, que preferiu não se identificar, foi vítima do golpe 0800 do Nubank. Segundo ela, os criminosos enviaram um SMS informando uma tentativa de compra em uma joalheria, mas que estava pendente de autorização.

Se não reconhecesse a compra, ela deveria ligar na central de atendimento para cancelar. No SMS continha um número de telefone falso do Nubank.

"No desespero, entrei em contato com a central indicada na mensagem. Me atenderam como se, de fato, eu estivesse falando com algum funcionário do banco. Tinha até central de atendimento robotizado. Só com o meu número de telefone, eles sabiam meu nome completo, CPF, e sabiam que eu era cliente do Nubank", relata a vítima.

Como podemos ver, os golpes são muito bem aplicados, fazendo a vítima pensar que está falando, de fato, com um atendente do banco. O medo de pensar que alguém clonou seu cartão também faz com que a vítima caia mais fácil no golpe.

Como evitar esse tipo de golpe?

A prevenção é a melhor maneira de se proteger de golpes na internet. Por isso, à seguir nós separamos algumas dicas importantes de como evitar o golpe 0800 do Nubank:

Desconfie da urgência

Golpistas usam mensagens alarmistas para criar um senso de urgência. Se a mensagem for sobre uma compra suspeita ou movimentação na conta, desconfie e evite agir por impulso.

Desconfie de solicitações de pagamento

Seu banco nunca vai solicitar pagamentos para cancelar transações ou resolver problemas. Caso você receba um pedido como este, desconfie na hora e interrompa o contato.

Verifique o número oficial do seu banco

Sempre que receber uma mensagem desse tipo, entre em contato diretamente com o Nubank pelo aplicativo oficial ou telefone: 

  • 4020 0185 para capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800 591 2117 para demais localidades.

Confira as transações no App do banco

Se receber uma mensagem informando sobre uma compra que você não reconhece, verifique imediatamente o seu extrato da conta ou a fatura do cartão para confirmar se a cobrança realmente aconteceu.

Monitore seus dados

Na maioria das vezes, esses criminosos já entram em contato com a vítima sabendo alguns dados pessoais dela. Mas como isso é possível?

Com os casos de vazamentos de dados cada vez mais frequentes, criminosos conseguem acessar informações importantes das vítimas, o que passa mais credibilidade na hora de aplicar o golpe.

Uma forma de evitar esse tipo de golpe é acompanhar seus dados de perto. Aqui no DAVI, você consulta se seus dados vazaram e recebe alertas caso ocorra algum vazamento, assim, você pode tomar as medidas necessárias para se proteger.

Caí no golpe, e agora?

Se você caiu no golpe da falsa central de atendimento do Nubank, o primeiro passo é manter a calma e agir o mais rápido possível para minimizar os danos.

Bloqueie seu cartão e transações da conta

Se você chegou a passar informações sigilosas ao golpista, como número do cartão, código de segurança ou senha do aplicativo, entre em contato com o Nubank e solicite o bloqueio do cartão e conta, assim, você assegura que o criminoso não terá acesso ao seu dinheiro.

Reúna todas as provas

Junte todas as provas de que você caiu em um golpe: print da mensagem recebida, print da ligação efetuada para a falsa central de atendimento, extrato de transferências para o golpista e qualquer outra evidência que ajude na investigação.

Abra um boletim de ocorrência online

Após reunir as evidências, registre um boletim de ocorrência. Para facilitar você pode fazer isso online, no site da polícia civil do seu Estado.

Esse passo é essencial para a investigação. Além disso, o boletim de ocorrência pode ser necessário para contestar cobranças junto ao banco.

Estado Sigla Site
Acre AC https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Alagoas AL https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Amapá AP https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Amazonas AM https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Bahia BA https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Ceará CE https://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo/del_vir_new.jsp
Espírito Santo ES https://delegaciaonline.sesp.es.gov.br/deon/xhtml/solicitarregistroocorrencia.jsf
Goiás GO https://www.go.gov.br/tela-orgao/servico/registrar-ocorrencia-na-delegacia-virtual
Maranhão MA https://delegaciaonline.policiacivil.ma.gov.br
Mato Grosso MT https://portal.sesp.mt.gov.br/delegacia-web/pages/home.seam
Mato Grosso do Sul MS https://www.pc.ms.gov.br
Minas Gerais MG https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br/sxgn/
Pará PA https://www.delegaciavirtual.pa.gov.br/#/
Paraíba PB https://www.delegaciaonline.pb.gov.br/pages/index.xhtml
Paraná PR https://www.policiacivil.pr.gov.br/BO
Pernambuco PE https://servicos.sds.pe.gov.br/delegacia/
Piauí PI https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Rio de Janeiro RJ https://roonline.pcivil.rj.gov.br
Rio Grande do Norte RN https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Rio Grande do Sul RS https://www.delegaciaonline.rs.gov.br/dol/#!/index/main
Rondônia RO https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Roraima RR https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Santa Catarina SC https://delegaciavirtual.sc.gov.br
São Paulo SP https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/pages/comunicar-ocorrencia
Sergipe SE https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Tocantins TO https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Distrito Federal DF https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/delegacia-eletronica

Solicite o estorno

Se você fez algum pagamento via Pix ao golpista, saiba que pode ser possível recuperar o valor ou parte dele.

O Mecanismo Especial de Devolução (MED), por exemplo, é uma ferramenta que permite, em alguns casos, a recuperação do valor perdido em golpes e fraudes.

Porém, isso vai depender da aprovação do banco e do valor disponível na conta do criminoso, já que a devolução do Pix é feita mediante ao bloqueio do saldo enviado para o destinatário.

Para solicitar o MED, entre em contato com o banco no chat do App ou ligando para a central de atendimento do Nubank.

Envie o boletim de ocorrência completo para o e-mail do Nubank "meajuda@nubank.com.br";
A equipe do Nubank vai então analisar o caso e tentar recuperar o valor junto à instituição financeira do golpista.

Perguntas frequentes

Como funciona o golpe 0800 do Nubank?

O golpe acontece quando criminosos se passam pelo Nubank para tentar roubar informações pessoais, como seu CPF e dados bancários.

Geralmente, essas mensagens contam com senso de urgência e um teor bastante alarmista, que tem como objetivo fazer com que a vítima reaja por impulso.

Ao entrar em contato com a falsa central de atendimento para resolver o problema, a vítima estará conversando com o golpista, que vai solicitar informações sigilosas e até pagamentos.

Como me proteger do golpe da falsa central de atendimento?

  • Desconfie de mensagens e ligações solicitando Pix ou informações sigilosas sobre você. O Nubank não faz esse tipo de pedido.

Tem como um 0800 ser falso?

Sim. Existem várias centrais de atendimento falsas espalhadas por aí. Na dúvida, entre em contato com seu banco diretamente pelo chat do aplicativo ou pelo número de telefone informado na parte de trás do cartão.

Como os golpistas conseguem meu número de telefone?

Os golpistas podem conseguir o número de telefone de uma pessoa através de sites de localização, perfis nas redes sociais, bancos de dados ou invasões de contas. Porém, na maioria das vezes, os criminosos disparam mensagens para milhares de números aleatórios até alguém cair no golpe.

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Escrito por:

Thais Souza
Analista de Comunicação e Conteúdo

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), a Thaís escreve desde 2019 com foco na experiência e resolução das dúvidas de seus leitores.

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