Golpe da falsa central de atendimento

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No golpe do 0800, também conhecido por golpe da falsa central de atendimento, criminosos utilizam números telefônicos para enganar vítimas, fingindo ser o banco na qual elas são clientes.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), esses casos são um dos métodos mais comuns de engenharia social, onde técnicas são usadas para te convencer a compartilhar informações pessoais e financeiras sigilosas.

Neste artigo você vai conferir como funciona o golpe da falsa central de atendimento, quais as principais táticas usadas pelos golpistas para roubar dados e como se proteger com as dicas valiosas dos nossos especialistas em segurança digital.

O que é o golpe da falsa central de atendimento?

No golpe da falsa central de atendimento, criminosos enviam mensagens de texto para a vítima se passando pelo banco no qual ela é cliente. A mensagem direciona para uma falsa central de atendimento, com um número de telefone 0800.

Geralmente, essas mensagens contam com senso de urgência e um teor bastante alarmista, que tem como objetivo fazer com que a vítima reaja por impulso. Normalmente os golpistas tentam convencê-la de que ela teve o cartão clonado ou a conta bancária invadida.

Alguns dos exemplos mais comuns estão "acesso autorizado à sua conta, caso não reconheça, entre em contato", ou então alertas sobre supostas movimentações na sua conta bancária.

Ao entrar em contato com o número 0800 informado na mensagem para esclarecer a situação, a vítima é direcionada para uma falsa central de atendimento e lá, o criminoso se passa pelo banco para roubar informações pessoais ou convencer a vítima a fazer transferências para cancelar a falsa transação.

Como funciona o golpe na prática?

  1. O golpista entra em contato com a vítima por SMS ou WhatsApp, fingindo ser um representante do banco no qual ela é cliente;
  2. Com o intuito de fazer a vítima agir rapidamente e sem pensar, a mensagem aborda temas como "Compra indevida no seu cartão", "Tentativa de Pix" ou outros assuntos "urgentes";
  3. A mensagem é encaminhada para a vítima junto com um número de uma suposta central de atendimento, em que ela deve entrar em contato para "cancelar a transação" ou "resolver o problema";
  4. Ao entrar em contato com a falsa central de atendimento, o golpista continua se passando por um atendente do banco e solicita as informações pessoais da vítima para confirmar sua identidade. O objetivo é roubar os dados pessoais da vítima para aplicar outros golpes;
  5. Em muitos casos, o golpista solicita valores via Pix para pagar falsas taxas ou para cancelar a transação indevida em sua conta, mas um banco legítimo nunca fará isso.

Print de tela de uma mensagem do golpe 0800.

Dica: um banco legítimo nunca solicita valores para cancelar transaçoes. Se isso acontecer, desconfie!

Como identificar o golpe da falsa central de atendimento?

Saber identificar o golpe é essencial para evitar cair nessa armadilha. Ao entender como os criminosos agem, você estará mais preparado para reconhecer os sinais de alerta e evitar ser enganado. Confira a seguir algumas dicas valiosas para identificar o golpe da falsa central de atendimento:

  1. Mensagem com urgência ou alarmista: desconfie de mensagens que criam um senso de urgência, os golpistas usam essa técnica para fazer com que você aja rapidamente, sem pensar;
  2. Solicitação de informações pessoais: desconfie de ligações ou mensagens solicitando dados sensíveis como senhas, números de cartão ou códigos de verificação;
  3. Links desconhecidos ou suspeitos: não clique em links enviados por SMS, WhatsApp ou e-mail que redirecionam para páginas desconhecidas ou que exigem dados pessoais;
  4. Solicitação de pagamento via Pix: bancos nunca pedem transferências via Pix para "cancelar" transações suspeitas ou pagar taxas. Se isso acontecer, é um forte indicativo de golpe.

Como me proteger do golpe da falsa central de atendimento?

Seguir alguns cuidados pode te ajudar a se proteger de golpes como este. A seguir, você confere algumas dicas de como evitar o golpe da falsa central de atendimento.

Verifique o número oficial do seu banco

Sempre que receber uma mensagem desse tipo, entre em contato diretamente com o banco por canais oficiais (site ou aplicativo) para verificar a veracidade da comunicação.

Se precisar falar com o seu banco por telefone, ligue para o número oficial da central de atendimento. Este número pode ser facilmente encontrado na parte de trás do seu cartão de crédito ou no site do banco.

Confira as transações no App do banco

Se receber uma mensagem informando sobre uma compra que você não reconhece, verifique imediatamente o seu extrato da conta ou a fatura do cartão para confirmar se a cobrança realmente aconteceu.

Desconfie de solicitações de informações sigilosas

Seu banco nunca vai solicitar informações sigilosas para comprovar que é você, como senhas de cartão e aplicativo ou código de segurança. Se receber mensagens ou ligações desse tipo, desconfie e interrompa o contato imediatamente.

Desconfie de solicitações de pagamento

Seu banco nunca vai solicitar pagamentos para cancelar transações ou resolver problemas. Caso você receba um pedido como este, desonfie na hora e interrompa o contato.

Caí no golpe, e agora?

Se você caiu no golpe da falsa central de atendimento, o primeiro passo é manter a calma e agir o mais rápido possível para minimizar os danos.

Reúna todas as provas

Junte todas as provas de que você caiu em um golpe: print da mensagem recebida, print da ligação efetuada para a falsa central de atendimento, extrato de transferências para o golpista e qualquer outra evidência que ajude na investigação.

Abra um boletim de ocorrência online

Após reunir as evidências, registre um boletim de ocorrência. Para facilitar você pode fazer isso online, no site da polícia civil do seu Estado.

Esse passo é essencial para a investigação. Além disso, o boletim de ocorrência pode ser necessário para contestar cobranças junto ao banco.

Estado Sigla Site
Acre AC https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Alagoas AL https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Amapá AP https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Amazonas AM https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Bahia BA https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Ceará CE https://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br/beo/del_vir_new.jsp
Espírito Santo ES https://delegaciaonline.sesp.es.gov.br/deon/xhtml/solicitarregistroocorrencia.jsf
Goiás GO https://www.go.gov.br/tela-orgao/servico/registrar-ocorrencia-na-delegacia-virtual
Maranhão MA https://delegaciaonline.policiacivil.ma.gov.br
Mato Grosso MT https://portal.sesp.mt.gov.br/delegacia-web/pages/home.seam
Mato Grosso do Sul MS https://www.pc.ms.gov.br
Minas Gerais MG https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br/sxgn/
Pará PA https://www.delegaciavirtual.pa.gov.br/#/
Paraíba PB https://www.delegaciaonline.pb.gov.br/pages/index.xhtml
Paraná PR https://www.policiacivil.pr.gov.br/BO
Pernambuco PE https://servicos.sds.pe.gov.br/delegacia/
Piauí PI https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Rio de Janeiro RJ https://roonline.pcivil.rj.gov.br
Rio Grande do Norte RN https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Rio Grande do Sul RS https://www.delegaciaonline.rs.gov.br/dol/#!/index/main
Rondônia RO https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Roraima RR https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Santa Catarina SC https://delegaciavirtual.sc.gov.br
São Paulo SP https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/pages/comunicar-ocorrencia
Sergipe SE https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Tocantins TO https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/
Distrito Federal DF https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/delegacia-eletronica

Solicite o estorno

Se você fez algum pagamento via Pix ao golpista, saiba que pode ser possível recuperar o valor ou parte dele.

O Mecanismo Especial de Devolução (MED), por exemplo, é uma ferramenta que permite, em alguns casos, a recuperação do valor perdido em golpes e fraudes.

Porém, isso vai depender da aprovação do banco e do valor disponível na conta do criminoso, já que a devoluçao do Pix é feita mediante ao bloqueio do saldo enviado para o destinatário.

Para solicitar o MED, acione o seu banco imediatamente após ter caído no golpe e explique a situação. A instituição irá avaliar o caso e se aprovado, você poderá recuperar total ou parcialmente o valor perdido.

Perguntas frequentes

Como funciona o golpe 0800?

O golpe por 0800 acontece quando criminosos se passam por instituições conhecidas para tentar roubar informações pessoais, como seu CPF e dados bancários.

Geralmente, essas mensagens contam com senso de urgência e um teor bastante alarmista, que tem como objetivo fazer com que a vítima reaja por impulso.

Alguns dos exemplos mais comuns estão "acesso autorizado à sua conta, caso não reconheça, entre em contato", ou então alertas sobre supostas movimentações na sua conta bancária.

Ao entrar em contato com a falsa central de atendimento para resolver o problema, a vítima estará conversando com o golpista, que vai solicitar informações sigilosas e até pagamentos.

Como me proteger do golpe da falsa central de atendimento?

  • Desconfie de mensagens e ligações solicitando Pix ou informações sigilosas sobre você. Um banco legítimo não faz esse tipo de pedido.

Tem como um 0800 ser falso?

Sim. Existem várias centrais de atendimento falsas espalhadas por aí. Na dúvida, entre em contato com seu banco diretamente pelo chat do aplicativo ou pelo número de telefone informado na parte de trás do cartão.

Como os golpistas conseguem meu número de telefone?

Os golpistas podem conseguir o número de telefone de uma pessoa através de sites de localização, perfis nas redes sociais, bancos de dados ou invasões de contas. Porém, na maioria das vezes, os criminosos disparam mensagens para milhares de números aleatórios até alguém cair no golpe.

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Escrito por:

Thais Souza
Analista de Comunicação e Conteúdo

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), a Thaís escreve desde 2019 com foco na experiência e resolução das dúvidas de seus leitores.

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